quarta-feira, 19 de maio de 2010

Os Peões Precisam de Apoio

O Clube Peões da Caparica tem por base a promoção da prática de desportiva e cultural, bem como o convívio entre todos os seus associados.

Não temos instalações próprias, e num acto de boa vontade, que deve aqui ser salientado, talvez até para ser seguido por todo o País, a Câmara Municipal de Almada permitiu que usássemos o espaço da Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Nova de Caparica, com acordo do Director do Agrupamento Vertical de Escolas da Costa de Caparica, Prof. João Fonseca.

Neste processo agradeço o apoio de todos, mas especialmente da Prof. Teresa Frade, responsável de instalações, e da Prof. Lina Afonso que num acto de simpatia e confiança disponibilizou a sua sala de aula, como espaço base do Clube.

O xadrez tem sido até ao momento a secção do Clube mais activa. Esta secção tem crescido de uma forma estruturada, fazendo formação e promovendo a competição, através da filiação na Federação Portuguesa de Xadrez dos seus jogadores e participando nas competições promovidas pela Associação de Xadrez de Setúbal e outros. A parte da competição tem sido um sério problema, porque ao nível do Concelho de Almada, não existe mais nenhum Clube e toda a competição ao nível distrital tem o seu enfoque no Barreiro. A participação nestas competições tem portanto associado um valor elevado em deslocações, que começam a ser um problema sério.

Actualmente o Clube conta com 19 jogadores federados, que são os seguintes:
Clube: 7.001- CLUBE PEÕES DA CAPARICA
NFPX Nome ; Escalão
5.998 AMARAL, FERNANDO LUIS PINTO DOS SANTOS; Sénior
11.820 DIAS, ANTÓNIO ALBERTO; Sénior
16.154 GUERRA, VALTER LUIS GONÇALVES; Sénior
23.780 NUNO, RAFAEL JORGE PIMPAREL ALVES; Sub-20
33.771 PINTO, ANDRÉ JORGE PIMPAREL NUNO VIEIRA; Sub-10
33.772 SILVA, HUGO GIL DOS SANTOS; Sénior
33.774 MALTA, MARIANA TAVARES; Sub-14
33.775 MALTA, PEDRO MIGUEL TAVARES; Sub-10
33.777 GIL, VICENTE LEITE FRAGOSO; Sub-10
34.272 DIAS, AFONSO TOMÁS DE SOUSA; Sub-10
34.273 PINTO, ILDEFONSO ANÍBAL DE SOUSA VIEIRA; Sénior
34.274 RATO, VICENTE PIRES; Sub-10
34.275 SANTOS, DIOGO MANUEL DA SILVA; Sub-10
34.276 TARKIVSKYY, MAKSYM; Sénior
34.513 LOUREIRO, JOÃO PEDRO NUNES; Sub-14
34.514 LOUREIRO, NUNO MIGUEL NUNES; Sub-12
34.515 LOPES, CARLOS FILIPE GOLLWITZER; Sub-10
34.516 MARQUES, JOANA FILIPA ROSA; Sub-08
34.572 SANTOS, BERNARDO MARTIM LUIS DE CAMPOS; Sub-10

Quando se iniciou este projecto, foi estruturado um plano de actividade, com uma previsão de despesa, que apenas seria sustentável com o apoio da Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Caparica, nomeadamente no apoio à compra de equipamento, e apoio às deslocações. Nas reuniões tidas com estas entidades, foi apresentado o plano de actividade e respectivo orçamento, e por ambos os órgãos do poder local o projecto foi acolhido com elevado interesse. No entanto, até ao dia de hoje, além de todo o material de xadrez emprestado pela Câmara Municipal de Almada, apenas temos conseguido apoio, ao nível dos prémios distribuídos nas actividades por nós organizadas:

#
I Open de Vila Nova de Caparica, semi-rápidas xadrez, 30 Janeiro 2010, 74 participantes
(prémios patrocinados pela Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Almada e empresa de promoção turística Lugar ao Sol)
#
I Torneio Interno de Xadrez do Clube Peões da Caparica / Preliminar Distrital, Março 2010, 18 participantes
(prémios patrocinados pela Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Almada)
#
Iª Caminhada na Arriba Fóssil da Costa da Caparica, 2 Maio 2010, 11 participantes
(prémios patrocinados pela Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia Caparica)

O Clube do ponto de vista financeiro vive das cotizações dos associados, do integral suporte das despesas de filiação por parte dos jogadores. Além disso a escolinha de xadrez, contribui com uma fonte de receita de 15 euros/trimestrais por jogador, e essa é razão porque existem apenas 10 jovens inscritos na escolinha. Mas claro, que o Clube não tem condições para pagar aos monitores que dão, semanalmente duas sessões de formação, desde Dezembro. Todas estas contribuições tem sido usadas para pagamento do processo de legalização do Clube, inscrição do Clube na Federação Portuguesa de Xadrez, pagamento da inscrição das actividades de xadrez em equipa em que participamos e, mas espera-se que de futuro possa reverter para compra de material próprio do Clube, e talvez apoio às outras despesas do Clube.

Nem sempre tem sido assim, mas frequentemente os monitores de xadrez além generosamente darem mais de 6 horas semanais do seu tempo, ainda transportam gratuitamente os jogadores às provas. Claro que esta situação, a médio/longo prazo não é sustentável.

Em resumo,
o Clube Peões da Caparica precisa de apoio das entidades oficiais e particulares


Vila Nova de Caparica, 19 de Maio de 2010

Presidente da Direcção
António Dias

sábado, 8 de maio de 2010

Logótipo - Clube Peões da Caparica

Este é o logótipo que será doravante a imagem do Clube Peões da Caparica.
A Direcção do Clube Peões da Caparica enaltece este trabalho produzido a título gracioso pelo amigo e associado Ricardo Simões.

O símbolo do Clube Peões da Caparica atenta à realidade do clube e à sua envolvente.

O Clube Peões da Caparica é uma colectividade centrada na escola, daí o elemento nuclear ser o SOL do logótipo do Agrupamento Vertical de Escolas da Costa da Caparica (com a autorização do Director do Agrupamento).
Rodeando o SOL os PEÕES numa conjugação de esforços em prol da comunidade, que o autor do trabalho descreveu como simbolizando “a mútua ligação, a amizade, o desportivismo e o companheirismo”.

Sobre as cores seleccionadas escreveu o autor: “aplicou-se um contraste entre dourado e o vermelho para a auréola exterior e as letras. A primeira exprime a nobreza da prática das modalidades desportivas e a riqueza que essa transmite aos seus participantes. A segunda simboliza a paixão, a coragem e o sacrifício, igualmente marcantes no desporto. No interior, para reforçar o contraste entre estas duas cores quentes, decidiu-se aplicar uma tonalidade de azul, símbolo do optimismo e da água, notável pela sua dual característica fluída mas devastadora."